PLANO DE AULA - DATA: 02/02/2009 (SEGUNDA-FEIRA)
Falar um pouco de mim para os alunos.
Pedir para cada aluno se levantar e se apresentar para a turma dizendo seu nome, bairro onde mora, nome dos pais, ...
Convidar os alunos para um bate-papo e perguntar o que gostariam de aprender, o que esperam de você e, principalmente, peça a eles que dêem sugestões para o dia-a-dia.
Deixar claro o que espera dos alunos e quais são seus planos para o ano letivo que está começando.
Para o primeiro dia de aula:
Texto:
(Passar no quadro)
ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE...Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração epoesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior,na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;sensível ao sofrimento alheio,grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e,acima de tudo, expressar o que pensa do outrocom uma palavra de carinho, de apoio,de reconhecimento, de bondade e encorajamento.Este ano será um sucesso se...você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.Este ano será um sucesso se...você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade,entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.Este ano será um sucesso se...você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,com a gota de orvalho na flor.Este ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidadesque se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você epara os que viverem ao seu redor!INTERPRETAÇÃOPense no texto, no ano que inicia e responda:1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavrasNo texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?4) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:Intriga: •Intolerância: •Mesquinhez: •Solidariedade: •Agora, escreva frases com estas palavras.OBS.:Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.
Dinâmica:
Desenho livre
Atividade:
dar uma folha para cada aluno e pedir para que escrevam nesta folha, quais as expectativas para o ano letivo que se inicia; o que achou da nova professora; o que achou dos colegas; e finalmente escrever uma mensagem para a professora.
Dar ficha de auto-avaliação; (xérox)
Dar a folha dos direitos e deveres do aluno.
PLANO DE AULA - DATA: 03/02/2009 (TERÇA-FEIRA)
PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
ARTES
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS
COLORIR AS CAPAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS.
D16 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
ATIVIDADES
PREVISTAS
Explicação do conteúdo.
Cópia das atividades.
ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)
Cronometrar o tempo da atividade de acordo com as dificuldades;
Correção da atividade.
RECURSOS
MATERIAIS
material do aluno; quadro e giz;
DURAÇÃO
2 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos
AVALIAÇÃO
Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.
MATEMÁTICA
1-O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:
(A) nove mil e oitenta e seis
(B) nove mil oitocentos e sessenta
(C) nove mil oitocentos e seis
(D) nove mil oitenta sessenta
2- Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação: coloque-se de costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local você encontrará uma árvore. Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro é:
(A) 157 - 126
(B) 157 × 126
(C) 157 + 126
(D)157 ÷ 126
3- Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-se fazer a operação:
(A) 250 - 114
(B) 250 + 114
(C) 250 × 114
(D)250 ÷ 114
4- Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é:
(A) 2 + 3
(B) 2 × 3
(C) 3 – 2
(D)3 ÷ 2
5-Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação:
(A) 900 ÷ 25
(B) 900 – 25
(C) 900 + 25
(D) 900 × 25
6- Calcule o resultado de 425 + 1342.
(A) 5 592
(B) 4 592
(C) 2 767
(D) 1 767
7- Calcule o resultado de 578 – 46.
(A) 624
(B) 532
(C) 522
(D) 118
8- O resultado da divisão de 721 por 7 é:
(A) 10
(B) 13
(C) 100
(D) 103
PLANO DE AULA - DATA: 04/02/2009 (QUARTA-FEIRA)
PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D7 Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8 Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D16 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D29 Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
D30 Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna.
ATIVIDADES
PREVISTAS
Leitura do texto.
Cópia
Explicação do conteúdo.
Cópia das atividades.
ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada;
Leitura individual;
Correção da atividade.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura das atividades e explicação.
Correção da atividade.
RECURSOS
MATERIAIS
material do aluno; quadro e giz;
material do aluno; quadro e giz;
DURAÇÃO
2 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos
AVALIAÇÃO
Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.
Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.
Matemática
Português
O PASTOR E O LOBO
Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto:
– Socorro! Socorro! – gritava. Os lobos estão atacando os meus
carneiros!
As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo.
O pastor torcia-se de rir, pois não havia lobo algum.
Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava:
– Socorro! Socorro! Corram, senão vão chegar tarde!
As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava
fazendo mais uma das suas.
E assim, ele perdeu todos os seus carneiros.
Triste, disse ele com seus botões:
– Os mentirosos só ganham uma coisa: não serem acreditados nem
quando dizem a verdade.
(GÄRTNER, Hans; ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda
Lopes de Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.)
01. Em “Enquanto eles devastavam o rebanho...”, o termo sublinhado refere-se a:
(A) lobos.
(B) carneiros.
(C) mentirosos.
(D) vizinhos.
02. Em “... o gozador estava fazendo mais uma das suas.”, a expressão destacada significa no texto:
(A) realizar o trabalho do dia-a-dia.
(B) levar o rebanho para longe da aldeia.
(C) atacar todos os carneiros do rebanho.
(D) fazer brincadeira de mau gosto.
03. Pelo final da história, você pode entender que o pastor aprendeu que
(A) "A mentira tem pernas curtas."
(B) "Quem tudo quer tudo perde."
(C) "A ovelha má põe o rebanho a perder."
(D) "Quem desdenha quer comprar."
04. O pastor dessa história é
(A) mentiroso e gozador.
(B) medroso e preguiçoso.
(C) solidário e brincalhão.
(D) alegre e respeitoso.
05. Os vizinhos não confiavam mais no pastor, porque ele
(A) resolvia sozinho os seus problemas.
(B) gritava por qualquer coisa.
(C) fingia que os lobos o atacavam.
(D) tinha muito medo dos lobos.
06. No trecho “– Socorro! Socorro! gritava. Os lobos estão atacando os meus
carneiros!”, o travessão indica o início da
(A) queixa do mentiroso.
(B) fala das pessoas.
(C) reclamação da vizinhança.
(D) gritaria do pastor.
PLANO DE AULA - DATA: 05/02/2009 (QUINTA-FEIRA)
PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0 Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
ATIVIDADES
PREVISTAS
Leitura e interpretação.
Resolução de problemas.
Operações.
ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
RECURSOS
MATERIAIS
Material do aluno;
Quadro e giz.
Material do aluno;
Quadro e giz;
DURAÇÃO
1 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos
AVALIAÇÃO
Observação durante a execução da atividade e verificação das dificuldades.
Observação constante no decorrer das atividades, avaliando as dificuldades encontradas pelos alunos.
Português
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum. - Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei. Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava. Atraído pelos urros, apareceu o ratinho. - Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir. Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão. (LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
AtividadeQuestões sobre o texto: 1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado? Resposta: Monteiro Lobato . "Obra infantil completa", volume "Fábulas". Habilidade de leitura avaliada: o aluno identifica informação no texto.
2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror? Resposta: Porque o leão é um bicho enorme e assustador para um pequeno rato. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferências, isto é, identifica uma informação implícita no texto.
3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho? Resposta: Caiu na rede Habilidade de leitura avaliada: o aluno localiza informação no texto.
4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão? Resposta: Para recompensar o leão por não ter devorado o ratinho em outra ocasião. No texto há "o amor com amor se paga" que poderia ser, inclusive, a moral desta fábula, mas Lobato preferiu outra. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferência.
5. Quem são as personagens do texto? Resposta: São o leão e o ratinho. Habilidade de leitura avaliada: identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro? Resposta: nem um nem outro, mas um narrador que não participa da história. Habilidade de leitura avaliada: distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa)
7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido? Resposta: Os alunos podem transcrever a moral do texto ("Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão."). Discuta com os alunos que se eles fizerem essa escolha, é preciso usar aspas para marcar que o texto não é deles, mas do Lobato. Aqui temos um exemplo de que os conhecimentos lingüísticos manifestam-se nas atividades de leitura e de produção de textos . Os alunos podem ainda fazer uma paráfrase, ou seja, usar suas próprias palavras para retomar a moral, como: a paciência dos pequenos vale mais que a força dos fortes (ou algo semelhante). Habilidade de leitura avaliada: localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula.
8. O texto pode ser dividido em três partes. Localize-as. 1ª parte: o primeiro encontro do ratinho e do leão. Parágrafos_______ 2ª parte: o leão preso. Parágrafos______ 3ª parte: o segundo encontro. Parágrafos _______ (Respostas: Parágrafos 1 e 2; parágrafo 3 e parágrafos 4 e 5) Habilidade de leitura avaliada: perceber o enredo como uma das características do texto narrativo ficcional.
9. Você conhece todas as palavras do texto? Isto impediu você de entendê-lo? Resposta: Pessoal Habilidade de leitura avaliada: inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato
9. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam? Resposta: o travessão Habilidade de leitura avaliada: compreender o uso da pontuação na construção de um texto
10. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror.Resposta: O ratinho (ficou paralisado pelo terror) Habilidade de leitura avaliada: identificar o pronome como recurso coesivo
11. Dê outro título ao texto. Resposta: Pessoal Habilidade de produção avaliada: produzir texto, levando em conta o tema
12. Contar alguma fábula que conheça para os colegas. Resposta: Pessoal Habilidade de produção avaliada: produzir texto (oral ou escrito), a partir de outro
Matemática
PLANO DE AULA - DATA: 06/02/2009 (SEXTA-FEIRA)
PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0 Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
ATIVIDADES
PREVISTAS
Leitura e interpretação.
Resolução de problemas.
Operações.
ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
RECURSOS
MATERIAIS
Material do aluno;
Quadro e giz.
Material do aluno;
Quadro e giz;
DURAÇÃO
1 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos
AVALIAÇÃO
Observação durante a execução da atividade e verificação das dificuldades.
Observação constante no decorrer das atividades, avaliando as dificuldades encontradas pelos alunos.
Português
Matemática
Aqui você encontra atividades para o 5º ano do Ensino Fundamental. Sou professora do 5º ano na Escola Estadual Dom João VI de Alpinópolis, Minas Gerais. Não tenho muita experiência, porém vontade de aprender. "OS PROFESSORES FASCINANTES SE ATUALIZAM CONSTANTEMENTE E DESCOBREM FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS EMOCIONAIS NOS ALUNOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA. SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA, O ENTUSIASMO." AUGUSTO CURY
4 de fev. de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)