28 de set. de 2009

Trabalho de ciências

TRABALHO DE CIÊNCIAS - 3º BIMESTRE
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
PROFESSORAS: ALESSANDRA R. DE PAULA AZEVEDO
E JULIANA E. BORGES TEODÓSIO.
ALUNO(A): ____________________________________
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - VALOR: 30 PONTOS
PESQUISE EM REVISTAS, INTERNET, LIVROS DIDÁTICOS, ...

1- Existem hábitos de vida que promovem a saúde, enquanto outros são muito prejudiciais, por exemplo:
I - Comer alimentos gordurosos.
II - Praticar esportes regularmente.
III - Dedicar algum tempo para o lazer.
Entre os comportamentos citados, podem ser considerados saudáveis:
A) I e II, apenas. B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas. D) I, II e III.

2- Analise atentamente a imagem a seguir. Nela está representado o ciclo de vida do verme Ascaris lumbricoides, causador da Ascaridíase.
Fonte: COPASA.Ciclo de vida do Ascaris limbricoides. Belo Horizonte, 2005. Disponível em: Acesso em: 1 nov. 2008.

De acordo com as informações da figura, a medida mais adequada para combater essa verminose é evitar:
A) comer carne mal passada. B) andar descalço na terra.
C) nadar em lagoas com caramujos. D) comer verduras mal lavadas.

3- Os irmãos Kátia e Igor detestam verduras e frutas e preferem frituras. Nunca comem alimentos crus e só de vez em quando comem feijão. Sua comida preferida é churrasco.
Se você fosse convidado para aconselhar os irmãos sobre uma alimentação mais saudável, diria:
A) evitem frituras porque contêm apenas carboidratos que contribuem para aumentar o nosso colesterol.
B) comam verduras e frutas – elas contêm vitaminas que nos protegem contra várias doenças.
C) comam feijão regularmente, pois este alimento é rico em vitaminas, cálcio e gorduras.
D) evitem churrasco, pois o excesso de proteína contribui para p desenvolvimento de diabetes.
4- Obesidade e sobrepeso tomam lugar de anemia e desnutrição em Pernambuco
Uma “emergência epidêmica” de obesidade e sobrepeso está atingindo a população adulta em Pernambuco. O alerta está contido em um estudo apresentado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), segundo o qual, o problema atinge até 77% das mulheres com mais de 50 anos no interior do estado.
Fonte: OBESIDADE e sobrepeso... Último Segundo, Brasília, DF, 1 set. 2008. Disponível em:. Acesso em 1 nov. 2008.

Esse problema – que também existe em nosso Estado) - poderá ser minimizado se essas pessoas, entre outros fatores, tiverem mais acesso
A) ao transporte e alimentação. C) à educação e esporte.
B) à renda e trabalho. D) ao trabalho e lazer.

5- A esquistossomose é uma doença que provoca várias lesões no fígado, no intestino e na bexiga. É causada por um pequeno verme parasita que, para desenvolver suas várias fases de vida, necessita tanto do corpo humano como de caracóis de água doce que vivem em valas, canais de irrigação, represas, poças fundas, margens de rios e lagoas, sendo pouco encontrado nas correntezas.
Qual é a melhor forma de prevenir a esquistossomose, sem agredir o meio ambiente?
A) Tratar o esgoto impedindo que os ovos liberados pelas fezes e urina cheguem aos locais de água parada.
B) Combater caracóis que vivem em locais de água parada com substâncias que desequilibram as cadeias alimentares das quais participam.
C) Tratar os rios com injeção de ar comprimido para oxigenar a água corrente e possibilitar o desenvolvimento de animais.
D) Tratar as pessoas doentes, com medicamentos que matem formas adultas no fígado, intestino ou bexiga.

6- Na tabela são apresentadas as características de quatro personagens fictícios.
Marco Lucas Fernando Augusto
Idade 55 ANOS 55 ANOS 55 anos 55 anos
Altura 1,72 m 1,72 m 1,72 m 1,72 m
Característica Física Magro obeso obeso magro
Tipo de Alimentação Alimentação
balanceada
Alimentação
rica em sódio
Alimentação rica em gordura
saturada Alimentação
balanceada

Modo de Vida
Praticante de
atividades
físicas Sedentário Sedentário Sedentário
Hábito de Vida Não fumante Não fumante fumante fumante
Desses personagens, aquele que possui o maior número de hábitos que são fatores de risco para a saúde do sistema cardiovascular é:
A) Marco.
B) Lucas.
C) Fernando.
D) Augusto.

7- Manuel tem 45 anos e é uma pessoa muito bem disposta. Joga futebol todos os sábados e se reúne com seus amigos nos domingos. Seu trabalho, como carteiro exige dele grandes caminhadas. Como seu horário de almoço é pequeno, ele freqüentemente almoça lanches. Nesta semana, ele fez um conjunto de exames e ficou satisfeito em saber que não apresenta nenhuma doença. Entretanto, o médico lhe alertou: uma de suas atividades rotineiras representa um risco à sua saúde.
Essa atividade é:
A) efetuar grandes caminhadas. B) jogar futebol aos sábados.
C) almoçar lanches. D) reunir-se com seus amigos.

8- O colesterol é uma substância importante para a formação das células. No entanto, o desequilíbrio na produção desse tipo de gordura pode trazer sérias implicações ao sistema cardiovascular. Segundo o Departamento de Arteriosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores de referência para o colesterol total são:
Valor ótimo: menor que 200 mg/dl
Valor de risco moderado: de 201 a 239 mg/dl
Valor de alto risco: maior que 240 mg/dl
Uma pessoa fez exame de sangue e a taxa de colesterol total foi de 220 mg/dl. Para não ter que correr o risco de enfrentar problemas cardíacos, essa pessoa deve:
A) manter os seus hábitos, pois estes valores estão dentro da normalidade.
B) fazer exercícios físicos e dieta alimentar com restrição de gorduras.
C) fazer exercícios físicos, mas manter a dieta rica em gorduras.
D) reduzir ao máximo sua atividade física e não mais ingerir gorduras.

9- Além de recomendar alimentos ricos em vitaminas e pobres em gorduras e sódio, o Guia de Alimentação da População Brasileira, afirma em uma diretriz especial:
“Torne seu dia-a-dia e lazer mais ativos. Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Movimente-se! Descubra um tipo de atividade física agradável!”.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: Promovendo a alimentação saudável /Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/05_1109_M.pdf.
Embora estas orientações contribuam para a promoção da saúde integral das pessoas, elas são especialmente muito úteis para manter em bom funcionamento o:
A) aparelho digestório. B) sistema cardiovascular.
C) aparelho reprodutor. D) sistema endócrino.

10- Algumas mães consideram que crianças bem cuidadas com carinho e higiene não necessitam de vacinas. Carinho e higiene são cuidados muito importantes, mas não bastam.
Para convencer essas mães a vacinarem seus filhos, você diria a elas que as vacinas:
A) matam os microorganismos antes que eles consigam penetrar no organismo das crianças.
B) fazem com que o organismo passe a aproveitar melhor as vitaminas dos alimentos.
C) bloqueiam o sistema imunológico das crianças, o que faz com que elas não fiquem mais doentes.
D) estimulam o sistema imunológico das crianças a produzir defesas contra os microorganismos.

11- Um casal estava em dúvida se deveria utilizar preservativo (camisinha) ou pílula anticoncepcional.
Que argumentos você ofereceria ao casal, sobre esses dois métodos, para apoiá-los numa escolha mais adequada?
A) Os dois métodos impedem a gravidez, mas apenas o preservativo impede a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
B) A pílula anticoncepcional impede a gravidez e o preservativo impede a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
C) O preservativo impede a gravidez e a pílula anticoncepcional impede a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
D) Tanto o preservativo como a pílula anticoncepcional são ineficazes para prevenir gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

12- A puberdade chega dos 10 aos 14 anos, trazendo significativas transformações, ocasionadas pela liberação de alguns hormônios relacionados à sexualidade. Nas meninas, apontam os seios e logo vem a menstruação, enquanto nos meninos, a ejaculação é um sinal da chegada da puberdade.
Os hormônios que controlam estas alterações em meninas e meninos são:
A) estrógenos nas meninas, e adrenalina nos meninos.
B) estrógenos nas meninas e testosterona nos meninos.
C) adrenalina tanto nos meninos como nas meninas.
D) estrógeno e testosterona nas meninas e nos meninos.

13- “Às 6h00 da manhã toca o despertador e Jorge acorda. Seu coração está disparado, pois tomou um susto com o barulho do relógio. Ele sabe que sua mãe já acordou, pois sente o cheiro do café fresquinho. Só de pensar no pão bem quentinho e com manteiga derretendo, sua boca se enche d’água”.
Alguns estímulos ocorridos no corpo do Jorge são reações decorrentes da liberação do hormônio adrenalina, produzido pelas glândulas supra-renais.
Dentre as reações de Jorge, a única que ocorre em resposta a esse hormônio é:
A) acordar ao som do despertador. B) o coração disparar em função do susto.
C) sentir o cheiro do café. D) salivar ao pensar no pão quentinho.

14- Pesquisas em medicina do esporte mostram que jogadores de futebol podem melhorar seu desempenho se modificarem sua alimentação diária. Eles freqüentemente se alimentam errado, pois comem mais alimentos gordurosos e menos carboidratos do que deveriam. Portanto, para melhorar a eficiência em campo, os jogadores devem passar a comer, em maior quantidade, alimentos do grupo:
A) das carnes vermelhas ou brancas. B) do leite, queijos e iogurte.
C) dos pães, cereais e tubérculos. D) das frutas e verduras.

15- O coração funciona como uma bomba, impulsionando o sangue por todo o corpo.
Quando praticamos exercícios intensos como a corrida, o coração fica acelerado com a finalidade de
(A) estimular o cérebro a produzir mais oxigênio e mais energia no sangue.
(B) levar, por meio do sangue, mais oxigênio aos músculos para que produzam mais energia.
(C) impulsionar o sangue mais rapidamente para levar energia a todo o corpo.
(D) levar, por meio do sangue, mais energia e proteínas aos músculos para facilitar a corrida.

16- Para que os alimentos possam ser aproveitados pelo organismo, são transformados no sistema digestivo em partículas muito pequenas. O processo da digestão inicia-se
(A) na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes e misturado com a saliva.
(B) no intestino, onde os alimentos se transformam em fezes.
(C) no estômago, onde os alimentos são absorvidos pelo sangue.
(D) no fígado, onde o alimento é misturado com a bile.
17- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

Sistemas Reprodutores - Reprodução




19- Ainda relativamente à figura 1, os algarismos 5, 6, 7 e 8 representam, respectivamente:
(A)testículo-pénis-bexiga-próstata
(B)testículo-pénis-próstata-bexiga
(C)pénis-testículo-bexiga-próstata.
(D)testículo-bexiga-pénis-próstata
25- Os glóbulos vermelhos têm uma forma:
(A) Triangular (B) Redonda
(C)Bicôncava
26- O plasma é constituído por:
(A)Sangue e gelo
(B) Água, sais minerais e proteínas
(C) Dióxido de carbono
27- Na grande circulação:
(A) O sangue vai até aos pulmões
(B) O sangue vai até aos pés
(C) O sangue vai a todas as partes do corpo.

28- Quais os constituintes do sistema circulatório?
(A) Coração (B) Vasos sanguíneos
(C) Coração e vasos sanguíneos
29- O coração tem a função de :
(A) Bombear o sangue
(B) Transportar o sangue
(C) Fabricar sangue

30- O processo de digestão acontece na seqüência das seguintes etapas: a mastigação, ação de substâncias digestivas, absorção de nutrientes e eliminação das fezes. O alimento transita pelos órgãos onde ocorre cada etapa. Qual a ordem dos órgãos por onde passa o alimento durante as etapas de digestão?

(A) Estômago – boca – intestino delgado e ânus.
(B) Boca – estômago – intestino delgado e ânus.
(C) Intestino delgado – boca – intestino delgado – ânus.
(D) Estômago – intestino delgado – ânus e boca.
(E) Boca – intestino delgado – estômago e ânus.



31-O que as fossas nasais fazem?
(A)filtram, umedecem e aquecem o ar.
(B)respiram e transpiram.
(C)filtram, e resfriam o ar.

30- O que protege os pulmões?
(A)a pele;
(B)as costelas.
(C)as veias.
32- Preencha a cruzadinha:
1- Cavidade pequena situada na parte de cima do coração.
2- órgão responsável pela circulação sanguínea.
3- vasos responsáveis em levar oxigênio e nutrientes a todas as partes do corpo.
4- glóbulos responsáveis em levar oxigênio e nutrientes a todas as partes do corpo.
5- órgãos responsáveis pela respiração.
6- pequenas estruturas que fazem o oxigênio passar pelo sangue.



Bom trabalho!