16 de set de 2009

O ato de estudar.

Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar.
Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antonio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.
Não se estuda apenas na escola. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.
(Paulo Freire. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez,1997.p56 e 57)

Interpretação

1- Ziraldo, escritor, cartunista e criador do famoso personagem Menino Maluquinho, escreveu que “Ler é mais importante do que estudar”. O que você acha dessa afirmação? (Resposta pessoal)
2- Como Paulo Freire define o ato de estudar?
R: “Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.”
3- No primeiro parágrafo, o narrador descreve como estava a estrada por onde Pedro e Antônio tinham que passar.
No parágrafo seguinte, ele narra o que as personagens fizeram quando viram que não conseguiam atravessar o atoleiro. A partir desse momento, narra uma seqüência de ações realizadas pelos rapazes para tentar solucionar o problema.
Coloque essas ações em ordem, numerando-as, tendo em vista a seqüência em que aparecem no texto.
A) sentiram a espessura do lamaçal.( )
B) Desceram do veiculo.( )
C) Colocaram galhos secos e pedras sobre o atoleiro para dar consistência ao terreno.( )
D) Discutiram como resolver o problema.( )
E) Olharam o atoleiro, que era um problema para eles.( )
F) Pensaram.
G) Pararam a caminhoneta.
H) Pedro e Antônio perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro.

Um comentário:

Rúbia Alves disse...

Alessandra gostei das atividades pois também trabalho com o 5º ano e sei das dificuldades para formular questões de qualidade pra ampliar o conhecimento dos alunos. O que faltou em suas atividades foram as respostas para agilizar o trabalho de quem copia. Isso sim facilitaria muito.
Beijos, Rúbia.